domingo, 24 de fevereiro de 2013

Catecismo da Igreja Católica 2

Prólogo

A vida do homem - conhecer e amar a Deus

1 - Deus infinitamente perfeito criou livremente o homem. Convoca todos que estão dispersos pelo pecado, para a unidade de sua família, a Igreja. Chama a se tornarem, no Espirito Santo, filhos adotivos.

2 - Cristo enviou os apóstolos com o mandato de anunciar o evangelho. E disse: "E eis que Eu estou convosco todos os dias até a consumação dos séculos". (Mt 28, 19-20).

3 - Aqueles que acolheram livremente  a proposta de Cristo foram impulsionados pelo seu amor a levar a boa nova a todas as partes do mundo. Este tesouro recebido dos apóstolos foi guardado fielmente por seus sucessores. Todos fiéis são chamados a transmitir de geração em geração, anunciando a fé, vivendo-a na partilha fraterna e celebrando-a na liturgia e na oração.

Transmitir a Fé - A Catequese

4 - Catequese: conjunto de esforços para fazer discípulos, para ajudar os homens a crerem que Jesus é o Filho de Deus, para que tenham a vida em nome dele, e assim constituir o Corpo de Cristo.

O objetivo e os destinatários deste Catecismo

11 - Apresentar uma exposição orgânica e sintética dos conteúdos essenciais e fundamentais da doutrina católica tanto sobre a fé como sobre a moral, à luz do Concílio Vaticano II e do conjunto da Tradição da Igreja. Sua fontes principais são a Sagrada Escritura, os Santos Padres, a Liturgia e o Magistério da Igreja.
Destina-se a servir como um ponto de referência para os catecismos ou compêndios que são elaborados nos diversos países.

Por Luciano de Paula
Texto adaptado do Catecismo da Igreja Católica

Nenhum comentário:

Postar um comentário