quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Sobre o Catecismo 1

Constituição Apostólica - FIDEI DEPOSITUM

GUARDAR O DEPÓSITO DA FÉ é a missão que o Senhor confiou à sua igreja e que ela cumpre em todos os tempos. O Catecismo da Igreja Católica é fruto de uma vastíssima colaboração: foi elaborado em seis anos de trabalho, conduzido num espírito e atenta abertura e com apaixonante amor.

O conteúdo é articulado em quatro partes, O Credo, A Sagrada Liturgia com os sacramentos em primeiro plano, O Agir Cristão esposto a partir dos mandamentos, e, A Oração Cristã (Pai Nosso).

Lendo o Catecismo da Igreja Católica, pode-se captar a maravilhosa unidade do mistério de Deus, se seu desígnio de salvação, bem como a centralidade de Jesus Cristo, Filho Unigênito de Deus, enviado pelo Pai, feito homem no seio da Santíssima Virgem Maria por obra do Espírito Santo, para Ser nosso Salvador. Morto e ressuscitado, ele esta sempre presente em sua igreja, particularmente nos sacramentos; ele é a fonte da fé, o modelo do agir cristão e o Mestre de nossa oração.

O Catesismo é uma exposição da fé da igreja e da doutrina católica, testemunhadas ou ilumidadas pela sagrada escritura, pela Tradição Apostólica e pelo Magistério da Igreja. Usem-o assiduamente ao cumprir sua missão de anunciar a fé e de convocar para a vida evangélica, ele é um texto de referência, seguro e autêntico para o ensino da doutrina católica, mostra com exatidão o conteúdo e a harmoniosa coerência da fé católica.

Possa a Luz da verdadeira fé libertar a humanidade da ignorância e da escravidão do pecado.

João Paulo II
Texto adaptado por  Luciano de Paula

Nenhum comentário:

Postar um comentário