sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Catecismo - 6

Boa Tarde meus amados e amadas, que a Paz de Cristo e o Amor do Pai esteja com todos!!!!

Vocês sabem o significado da palavra "ESCÂNDALO", com certeza já ouviram muitas vezes, inclusive dentro da Igreja. 
Pois bem, vejamos o que o Catecismo diz sobre o que é um escândalo para mim, para você e para todos.

CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA - Capítulos 2284 a 2287
O RESPEITO À DIGNIDADE DAS PESSOAS

O RESPEITO À ALMA DO OUTRO: O ESCÂNDALO

O Escândalo é a atitude ou o comportamento que leva outrem a praticar o mal. Aquele que escandaliza torna-se o tentador do próximo. Atenta contra virtude e a retidão; pode arrastar seu irmão à morte espiritual.
O Escândalo constitui uma falta grave se, por ação ou omissão, conduzir deliberadamente o outro a uma falta grave.
O escândalo se reveste de uma gravidade particular em virtude da autoridade dos que os causam ou da fraqueza dos que o sofrem. Foi o que inspirou o NOSSO SENHOR a seguinte maldição: "Caso alguém escandalize um destes pequeninos, melhor será que lhe pendurem ao pescoço uma pesada mó e seja precipitado nas profundezas do mar." (Mt 18, 6).
O escândalo é grave quando é dado por aqueles que, por natureza ou por função, devem ensinar e educar os outros. Jesus censura os escribas e os fariseus, comparando-os a lobos disfarçados de cordeiros. O escândalo pode ser provocado pela lei ou pelas instituições, pela moda ou pela opinião.
Quem usa os poderes que dispõe de tal maneira que induzam ao mal torna-se culpado de escândalo é responsável pelo mal que, direta ou indiretamente, favorece. "É inevitável que haja escândalos, mas ai daquele que os causar." (Lc 17, 1)
Que este ensinamento nos faça crescer, o nosso objetivo é alcançar alcançar a estatura de Cristo, sejamos santos como nosso Pai é Santo. E não sejamos motivo de escândalo.

Obrigado e até a próxima. 
 Que Deus os abençoe.

Luciano de Paula

Nenhum comentário:

Postar um comentário