segunda-feira, 25 de março de 2013

A Quaresma e o Catecismo

Bom dia amados irmãos e irmãs, A Paz de Jesus esteja com todos.

A Quaresma no Catecismo da Igreja Católica.

A Igreja se une a cada ano, mediante os quarenta dias da Grande Quaresma, ao mistério de Jesus no Deserto.
A tentação de Jesus manifesta a maneira que o Filho de Deus tem de ser Messias - o oposto que lhe propõe  satanás e que os homens desejam atribuir-lhe.

Cristo vence o tentador por nós. Ele foi provado em tudo coo nós, com exceção do pecado.

Na Quaresma a Igreja relê e revive os grandes acontecimentos da história da salvação no "hoje" de sua liturgia. Mas isso exige que a catequese ajude aos fiéis a se abrirem a esta compreensão espiritual da economia da salvação, tal qual a liturgia da Igreja a manifesta e no-la faz viver.

Esse tempo é particularmente apropriado ao exercício espiritual, às liturgias penitenciais, às peregrinações em sinal de penitência, às provações voluntárias como o jejum e a esmola, à partilha fraterna (caridade e missionárias), são momentos fortes da prática penitencial da Igreja. E cada sexta feira é dedicada em memória da morte do Senhor.


@Domingo de Ramos: Celebramos a entrada triunfante de Nosso Senhor Jesus Cristo em Jerusalém, mesmo sabendo que está seria “a cidade onde haveria de sofrer a Paixão, Morte e Ressurreição” [CIC 570]. Em muitas paróquias há a procissão e missa solene de ramos.
@Quinta-feira Santa: Nesta noite Nosso Senhor “revelou de três modos seu amor até o fim: lavou os pés dos discípulos, mostrando que está entre nós como aquele que serve, antecipou simbolicamente seu Sacrifício e fazendo seus Apóstolos sacerdotes da Nova Aliança.” [Youcat 99]
@Sexta-feira Santa: Este é o único dia do ano em que não há missas. Ao invés da missa, realiza-se a Solene Ação Litúrgica da Paixão, cerimônia onde ocorre o beijamento da Cruz. Este é um dia de silêncio e oração em respeito e lembrança á morte de Nosso Senhor e Salvador.
@Sábado Santo: A noite do sábado santo é a “noite de alegria verdadeira, que une de novo o Céu e a Terra inteira” [Precônio pascal]. Nesta noite nos encontramos com o Cristo ressuscitado e nos enchemos de seu amor e misericórdia. Durante a missa solene é aceso o círio pascal, “Luz de Cristo”, que ficará aceso durante todo o tempo pascal, até o dia de Pentecostes, também durante esta mesma missa renovamos nossas promessas batismais e na maioria das vezes alguns irmãos são batizados, para que banhados nas águas do Cristo ressuscitado possam ser novas criaturas.
@Domingo da Páscoa: É o “dia que o Senhor fez para nós” [Sl 118,24], o dia em que na qual os cristãos celebram a Ressurreição de Nosso Senhor e lembram-se de que “a morte não é mais o fim de tudo, veio ao mundo a alegria e a esperança. Depois de a morte deixar de ter poder sobre Jesus [Rm 6,9], também já não tem mais poder sobre nós, que pertencemos a Jesus.” [CIC 655,658] A Igreja pede que seus fiéis comunguem ao menos neste dia.   

Agora que você sabe um pouco sobre a Semana Santa, que tal ir vivê-la em sua comunidade? Fique ligado nos horários das celebrações na Igreja mais próxima de você e percorra junto de Cristo os caminhos da história da Redenção da humanidade. Fique com Deus e uma santa e feliz Semana Santa!



No Silêncio Deus fala. No Maanaim Deus GRITA !!

Por Luciano de Paula
Adaptado do Catecismo da Igreja Católica

Nenhum comentário:

Postar um comentário