quarta-feira, 20 de março de 2013

A Sagrada Tradição 4

A Paz de Jesus !!!!!!!!!!!!

 A SAGRADA TRADIÇÃO (parte 4)

 As pregações Apostólicas se expressam de modo especial nos livros inspirados, pois deviam conservar-se até a consumação dos tempos. Por isso os Apóstolos transmitiram aquilo que eles próprios receberam e exortam os fiéis a manter as tradições que contribuem para conduzir santamente a vida e fazer crescer a fé do povo de Deus, e assim a Igreja, em sua doutrina, vida e culto, perpetua e transmite a todas as gerações tudo o que ela é, tudo o que crê.

O Catecismo explica: "Esta tranmissão viva, realizada no Espírito Santo, é chamada de Tradição enquanto distinta da Sagrada Escritura, embora intimamente ligada a ela. A tradição é a que vem dos Apóstolos, e transmite o que receberam dos ensinamento de Jesus e seus exemplos. Os primeiros Cristãos ainda não dispunham de um Novo Testamento escrito, e o próprio Novo Testamento atesta o processo da tradição viva.

Os ensinamentos os Santos Padres (sécs. I a VIII) testemunham a presença vivificante desta Tradição.
Embora aIgreja tenha ciência que já não há de se esperar nenhuma nova revelação pública, antes da gloriosa manifestação de Jesus, o Catecismo nos assegura que a revelação ainda não está totalmente explicitada, caberá a fé cristã captar gradualmente ao longo dos séculos, e isto, por intermédio do Espirito Santo a Igreja continua a fazer através dos teólogos e do Magistério oficial.
Aos teólogos cabe aprofundar os conhecimentos do mistério da fé, guiados pelos dogmas já revelados, mas somente ao Magistério cabe definir as verdades da fé.

A Sagrada Tradição e a Sagrada Escritura estão estreitamente conexas e interpenetradas. Ambas promanam da mesma fonte Divina, formam de certo modo um só todo e tendem para o mesmo fim.

A Sagrada Escritura é a fala de Deus escrita sob a moção do Espírito Santo; A Sagrada tradição transmite integralmente aos sucessores dos Apóstolos a palavra de Deus confiada por Cristo Senhor e pelo Espírito Santo aos Apóstolos, para, sob a Luz do Espírito e da verdade, eles por sua pregação fielmente a conservem, esponham e difundam.

Não é somente através da Escritura que a Igreja consegue sua certeza a respeito de tudo o que foi revelado, por isso, ambas devem ser aceitas e veneradas com igal sentimento de piedade e reverência.

As passagens do Novo Testamento que revelam a importância da tradição Oral seram citadas na próxima postagem. 

Fiquem na presença de Deus!


No silêncio Deus Fala. No Maanaim DEUS GRITA!!!!!!!!!!!!!!

Por Luciano de Paula
Adaptado do livro "A Sagrada Tradição"

Nenhum comentário:

Postar um comentário