quinta-feira, 7 de março de 2013

A Sagrada Tradição 1

Bom dia queridos irmãos e irmãs, hoje iniciarei a leitura do livro A SAGRADA TRADIÇÃO, do Prof. Felipe Aquino (editora Cleofas).

A nossa Igreja Católica baseia-se na Sagrada Escritura  e na Sagrada Tradição para conhecer tudo aquilo que Jesus Cristo ensinou, portanto não basta conhecer a Bíblia; é preciso conhecer a Sagrada Tradição.

"....a Sagrada Tradição, por sua vez, transmite integralmente aos sucessores dos apóstolos aPalavra de Deus confiada por Cristo Senhor e pelo Espírito Santo aos apóstolos... Resulta assim, que não é através da Escritura apenas que a Igreja consegue a sua certeza a respeito de tudo que foi revelado. Por isso, ambas, Tradição e Escritura, devem ser recebidas e veneradas com igual sentimento e piedade e reverência." (Concílio Vaticano II)

" Foi a Tradição Apostólica que fez a Igreja discernir que escritos deviam ser enumerados na lista dos Livros Sagrados." (Concílio Vaticano II)

" Pela Tradição torna-se conhecido à Igreja o Canôn completo dos Livros Sagrados e as próprias Escrituras são nelas cada vez mais profundamente compreendidas e se fazem sem cessar autuantes" (Concílio Vaticano II)

O Magistério Sagrado interpreta juntamente com a Sagrada Tradição a Palavra de Deus. Por isso é importante conhecer como a Bíblia foi escrita, como os autores sagrados (hagiógrafos) foram inspirados pelo Espírito Santo; como a Igreja discerniu quais livros eram inspirados (canônicos) ou não; o que são livros apócrifos; os gêneros literários que os autores empregaram; os sentidos da Escrituras; a história do povo Judeu e a correlação com cada livro das Sagradas Escrituras, etc.

ALÉM DISSO É PRECISO CONHECER A ORIENTAÇÃO DA IGREJA PARA SE INTERPRETAR CORRETAMENTE A BÍBLIA. E FUNDAMENTAL TAMBÉM CONHECER A AUTENTICIDADE DOS EVANGELHOS.

Por Luciano de Paula
Adaptado do livro A Sagrada Tradição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário