quinta-feira, 7 de março de 2013

A Sagrada Tradição 2

Irmãos e Irmãs em Cristo,
Sem dúvida vivemos hoje aqueles tempos dos quais São Paulo dizia a Timóteo:
"Porque virá tempos em que os homens já não suportarão a sã doutrina da salvação. Levados pelas próprias paixões e pelo prurido de escutar novidades, ajuntarão mestres para si. Apartarão os ouvidos da verdade e se atirarão às fábulas".
O Apóstolo mandava a Timóteo que pregasse "oportuna e inoportunamente", isso é uma ordem que devemos seguir e um dos motivos desse Blog. Pregar a Boa Nova, a fim de ajudar nossos irmãos a não se apartarem da verdade da Igreja.

A Fé de nossa Igreja Católica está firmada em três pontos:

  1. A Revelação Divina Escrita (a Sagrada Escritura).
  2. A Revelação Divina transmitida oralmente (a Sagrada Tradição).
  3. O Ensinamento da Igreja (o Sagrado Magistério).
Para não cair no perigoso subjetivismo ou relativismo religioso começamos a estudar a Sagrada Tradição. A Palavra de Deus transmitida oralmente até nós, desde os Apóstolos, e que tem o mesmo valor da Revelação Escrita. Apresentaremos ensinamentos dos Santos Padres da Igreja sobre temas importantes, para mostrar as raízes dessaTradiçao.
Aqueles que abandonaram a única Igreja do Senhor, o fizeram por não conhecer, e por isso não a amaram.

A SAGRADA TRADIÇÃO APOSTÓLICA DA IGREJA

A transmissão do Evangelho, feito pelos Apótolos, fez-se de duas maneiras: oralmente e, depois, por escrito, cerca de 20 anos após a morte de Jesus. Transmitiram sobre a convivência e obras com Cristo, ou o que aprenderam por sugestão do Espírito Santo.
Para que o Evangelho permanecesse inalterado, os Apóstolos confiaram aos bispos o encargo do Magistério, o DEPÓSITO DA FÉ, aquilo que haviam recebido de Jesus.

Disse São Paulo em At 20, 28-31: "Cuidai de vós mesmos e de todo o rebanho sobre o qual o Espírito Santo vos constitui bispos, para pastorear a Igreja de Deus, que Ele adquiriu co. Seu próprio sangue. Sei que depois de minha partida se introduzirão entre vós lobos cruéis, que não pouparam o rebanho. Mesmo dentre vós surgirão homens que irão proferir  doutrinas perversas, com o intento de arrebatarem após si os discípulos. Vigiai!"

Por Luciano de Paula
Adaptado do livro A Sagrada Tradição

Nenhum comentário:

Postar um comentário