terça-feira, 9 de abril de 2013

A Sagrada Tradição - 5

A Paz de Jesus a Todos.....

A SAGRADA TRADIÇÃO (parte 5)

Depois de sabermos que a Sagrada tradição, deve ser aceita e venerada com o mesmo sentimento de piedade e veneração que a Sagrada Escritura, veremos hoje as passagens da Sagrada Escritura que revelam a importância dessa Tradição Oral.

São Paulo diz a Timóteo:

"O que ouviste de mim em presença de muitas testemunhas, confia-o a homens fiéis, que sejam capazes de ensinar ainda a outros." (2Tm 2,2)
Note bem que o "ouviste de mim" é a transmissão oral do depósito da fé.


Jesus aos Discípulos:
"Muitas coisas tenho a dizer-vos, mas não as podeis suportar agora. Quando vier o advogado, o Espírito da Verdade, ensinar-vos-á toda a verdade..." (Jo 16,12)
 Todo esse ensinamento, que o Espírito acrescentou, foi formando a Sagrada Tradição, os Apóstolos escreveram à Igreja de Antioquia:

"Com efeito, pareceu bem ao Espírito Santo e a nós...."(At 15,28)
"Então Pedro, cheio do Espírito Santo..."(At 4,8)
E assim a outras passagens (At 5,9; 5,32) mostram a inspiração do Espírito Santo. 
Parte da Revelação foi oral e está na Tradição, que, por isso é Sagrada e indispensável.
Na segunda Carta aos tessalonicenses vemos claramente a Tradição oral:
"Não vos lembrais de que vos dizia estas coias, quando estava ainda convosco?" (2Ts 2,5)
"Assim, pois, Irmãos, ficai firmes e conservai os ensinamentos que de nós aprendestes, seja por palavras, seja por carta nossa." (2Ts 2,15)
São passagens que se referem a uma transmissão de verdades por meio oral e não escrito. Como então desprezar o seu valor?
Nem tudo que Jesus fez e ensinou foi escrito. São João diz:
 "Jesus fez, diante dos seus discípulos, muitos outros sinais ainda, que não se acham escritos neste livro. Esses, porém, foram escritos para crerdes que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que crendo, tenhais a vida em seu nome." (Jo 20, 30s)
"Há muitas outras coisas que Jesus fez e que, se fossem escritas uma por uma, creio que o mundo não poderia conter os livros que se escreveriam." (Jo 21,25)
Os evangelistas só escreviam o essencial, a Bíblia nos encaminha então para as fontes orais da Palavra de Deus, ou seja, a Tradição oral que berçou a própria Bíblia! 

No silêncio Deus fala. No Maanaim Deus GRITA !!!!!!!!!!
Por Luciano de Paula
Adaptado do Livro "A Sagrada Tradição"
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário