sexta-feira, 5 de abril de 2013

Catecismo - 3

"CREIO NA SANTA IGREJA CATÓLICA"

Parágrafos 748 e seguintes

A Igreja não tem outra Luz senão a de Cristo. E congregado no Espírito Santo deseja ardentemente anunciar o Evangelho a toda a criatura e iluminar todos os homens com a claridade de Cristo, que resplandece na face da Igreja. Ela, segundo uma imagem dos Padres, é comparável à lua, cuja a luz toda é reflexo do sol.

O Espírito Santo é fonte e doador de toda a santidade, confessemos que foi Ele quem dotou a Igreja de santidade. Segundo a expressão dos Padres (Sagrada Tradição) a Igreja é
o lugar "onde floresce o Espírito".

Crer que a Igreja é "santa" e "católica" e que ela é "una" e "apostólica" é inseparável na fé em Deus Pai, Filho e Espírito Santo. Fazemos profissão de fé de crer em uma Igreja Santa, e não na Igreja, para não confundir Deus com suas obras e atribuir claramente à bondade de Deus todos os dons que Ele pôs em sua Igreja.

A palavra igreja, significa "convocação". Designa assembléias do povo, geralmente de caráter religioso. Nela Deus "convoca" seu povo de todos os confins da terra. Na linguagem cristã, igreja, designa a assembléia litúrgica, comunidade local ou toda a comunidade universal dos crentes.
A Igreja é o Povo que Deus reúne no mundo inteiro. Existe nas comunidades locais e se realiza como assembléia litúrgica, sobretudo eucarística. Ela vive da palavra e do Corpo de Cristo e se torna, assim, Corpo de Cristo.

Na Sagrada Escritura encontramos uma multidão de imagens e figuras interligadas, pelas quais a revelação fala do mistério inesgotável da \igreja. As imagens tiradas do Antigo Testamento constituem variações de uma idéia de fundo, a do "Povo de Deus". No Novo Testamento, todas essas imagens encontram um novo centro pelo fato de Cristo tornar-se "a Cabeça" deste povo, que é, então, seu Corpo. As imagens são tiradas ou da vida pastoral ou da vida dos campos, ou do trabalho de construção, ou da família e do casamento. Eis algumas imagens:
  • A Igreja é a lavoura ou campo de Deus (1Cor 3,9). Oliveira, Videira, etc.
  • A Igreja é a construção de Deus (Mt 21,42). Casa de Deus, tenda de Deus, templo santo, cidade santa, a nova jerusalém.
  • A Igreja é também chamada de a Jerusalém Celeste, nossa Mãe, esposa imaculada do Cordeiro Imaculado.
Por Luciano de Paula
Adaptado do Catecismo da Igreja Católica

Nenhum comentário:

Postar um comentário