segunda-feira, 22 de abril de 2013

Porque sou católico - 6

OS EVANGELHOS SÃO AUTÊNTICOS ?
(parte 2)

Os evangelhos originais, devido a fragilidade do material utilizado (pele de ovelha ou papiro) se perderam com o decorrer do tempo, mas a história prova a sua existência.
Ficaram as cópias antigas desses originais.São cerca de 5236 manuscritos do texto original grego do Novo Testamento distribuídos por todo o mundo, destes, 76 são papiros, que são os mais antigos. Alguns destes papiros são do ano
200, sendo que o evangelho de João foi escrito no ano 100, ou seja eles são bem próximo dos originais.

A pesquisa e o estudo destes manuscritos não dependem de concessão do Vaticano, pois não estão em sua posse, apenas um, do século IV está no Vaticano. Então todas as pesquisas realizadas até hoje foram feitas de forma independente do Vaticano, dissipando qualquer posibilidade de intervençao da Igreja Catolica.

Como já foi dito anteriormente, as pequenas variações nestas mais de 5 mil cópias, são meramente gramaticais ou sintáticas,  e não alteram seu conteúdo. Conclusões ditas pelos inimigos da Igreja. Então foi possível reconstruir o texto original do Novo Testamento, que é o que usamos atualmente.
É por isso que a Igreja Católica, com toda a sua seriedade e fazendo uso da ciência, depois de examinar todas as coisas, com todo o rigor que lhe é peculiar, não tem dúvida em nos apresentar os Evangelhos como rigorosamente históricos.

CONCÍLIO VATICANO II:
"A Santa Mãe Igreja, segundo a fé apostólica, tem como sagrados e canônicos os livros completos tanto do Antigo como do Novo testamento, com todas as suas partes, porque, escritos sob a inspiração do Espírito Santo, eles têm Deus como Autor e nesta sua qualidade foram confiados à Igreja."
CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA:

"A Igreja defende firmemente que os quatro Evangelhos, cuja a historicidade afirma sem hesitação, transmitem fielmente aquilo que Jesus, Filho de Deus, ao viver entre os homens, realmente fez e ensinou para a eterna salvação deles, até o dia em que foi elevado."

Outros estudo mais recentes confirmam a autenticidade dos Evangelhos, especialmente com as descobertas dos manuscritos de Qumran, na Palestina, próximo do Mar Morto, no ano de 1949. Ali foram encontradas cópias da Bíblia, do século Primeiro, inclusive pequenos fragmentos dos Evangelhos.

No silêncio Deus fala. No Maanaim Deus GRITA  !!!!!!!!!!!!

Por Luciano de Paula
Adatado do livro "Porque sou Catolico"

Nenhum comentário:

Postar um comentário