quinta-feira, 25 de abril de 2013

VOCÊ SABIA ? Significado das evocações do OFÍCIO DA IMACULADA CONCEIÇÃO

Bom Dia queridos irmãos e irmãs em Cristo !! A Paz de Jesus nosso Mestre e Senhor, esteja contigo e com toda sua família.

Inúmeras vezes lemos um texto e passamos por cima de palavras, frases ou expressões que não sabemos o significado, algumas vezes paramos e buscamos uma informação sobre nossa dúvida, mas, na maioria da vezes, continuamos a leitura e nos privamos de conhecer o que realmente o autor queria nos dizer.
Isso ocorre em todos os ramos da nossa leitura, seja um livro, no jornal, na Bíblia ou nas orações.
O OFÍCIO DA IMACULADA CONCEIÇÃO, uma das orações oficiais do Acampamento Maanaim - Tenda de Israel é recheado de frases com sentido muito amplo, ao rezar ou cantar, você sabe o que significa cada evocação? Agora é a hora de descobrirmos juntos todos os enigmas
dessa linda oração e homenagem a nossa Santa Mãe, a sempre Virgem Maria.

OFÍCIO DA IMACULADA CONCEIÇÃO

A divisão do Ofício por "horas", segue a oração oficial da Igreja:


    • MATINAS: É de Madrugada
    • PRIMA: 06:00 da manhã;
    • TERÇA: 09:00 da manhã;
    • SEXTA: Meio dia;
    • NOA: 15:00 horas;
    • VÉSPERAS: É de tardezinha;
    • COMPLETAS: É na hora de se deitar;

    É costume piedoso rezar-se todo o Ofício da Imaculada Conceição, de uma só vez, todo sábado a tarde.
      Vamos decifrar o Ofício:
      1. ESTRELA DA MANHÃ: Maria anuncia a chegada do Sol da justiça, Cristo;
      2. LOUÇA: significa gentil, delicada;
      3. QUANDO ADÃO PECOU, DEUS VOS ESCOLHEU POR ESPOSA:
      • "Porei ódio entre ti e a mulher, entre a tua descendência e a dela. Ela te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar." Gn 3, 15;
      • "Respondeu-lhe o anjo: "O Espirito Santo descerá sobre ti, e a força do Altíssimo te envolverá com a tua sombra. Por isso o ente santo que nascer de ti será chamado Filho de Deus.""
          4. MESA PARA DEUS ORNADA: De acordo com o Ofício em latim, seria: "Deus vos salve, Virgem: a casa a Deus dedicada, com sete colunas e mesa bem preparada.". Refere-se a Provérbios 9,1-2: "A Sabedoria edificou para si uma casa, levantou sete colunas e dispôs a sua mesa". Maria é esta mesa onde todos os filhos se alimentam. Coluna Sagrada: ela é essa coluna da Igreja de Cristo. Casa Dedicada a Deus: ela é a casa onde Deus reside.

           5. MÃE CRIADORA quer dizer, que criou: Eva era a mãe de todos os viventes (Gn 3,20) e Maria é a nova EVA, igual a Cristo é o novo Adão (1Cor 15, 45).

           6. ESTRELA DE JACÓ: "Nascerá uma Estrela de Jacó e se levantará uma Vara de Israel" (Nm 24, 17): essa Vara é Cristo que feriu o demônio, e a Estrela é Maria.

           7. REFÚGIO DO CRISTÃO: assim como havia em Israel as cidades de refúgio, onde ninguém podia ser preso nem morto (Is 20, 7ss), assim Maria é esse refúgio onde nós, pecadores, encontramos a vida e a salvação que é Cristo.

      Meus amados, ainda tem muito mais a ser desvendados, que publicarei aqui em breve, espero que tenham gostado, deixem seu comentário, é muito importante para podermos cada vez mais aperfeiçoar este Blog, que é um espaço de todos. Conto com todos vocês !!!!!

      No silêncio Deus fala. No Maanaim Deus GRITA !!!!!!!!!!!!!!

      Por Luciano de Paula
      Adaptado das notas do Pe Raul Motta de Oliveira

      Nenhum comentário:

      Postar um comentário