terça-feira, 19 de março de 2013

Porque Sou Católico 4

Boa tarde irmãos e irmãs, vou continuar a falar dos documentos históricos que comprovam a existência de Jesus:

Documentos Judáicos: 

1) O Talmud (Coletânea de leis e comentários históricos dos judeus posteriores a Jesus), os judeus combatiam a crença em Jesus, dai as palavras adversas a Cristo.

Tratado Sanhedrin 43a do Talmud da Babilônia:

"Na véspera da Páscoa suspenderam a uma haste Jesus de Nazaré. Durante 40 dias um arauto, à frente dele, clamava: "Merece ser lapidado, porque exerceu a magia, seduziu Israel e o levou à rebelião. Quem tiver algo para o justificar venha proferí-lo!" Nada, porém se encontrou que o justificasse; então suspenderam-no à haste na véspera da Páscoa."

2) Flávio Josefo, historiador judeu (37-100 dc):

"Por essa época apareceu Jesus, homem sábio, se é que há lugar para o chamarmos homem. Porque ele realizou coisas maravilhosas, foi o mestre daqueles que recebem com júbilo a verdade, e arrastou muitos judeus e gregos. Ele era o Cristo. Por denúncia dos príncipes de nossa nação, Pilatos condenou-o ao suplício da Cruz, mas os seus fiéis não renunciaram ao amor por Ele, porque ao terceiro dia ele lhes apareceu resuscitado, como o anunciaram os divinos profetas juntamente com mil outros prodígios a seu respeito. Ainda hoje subsiste o grupo que, por sua causa, recebeu o nome de Cristãos."

Documentos Cristãos:

Os Evangelhos narram com riqueza de detalhes históricos, geográficos, políticos e religiosos a terra da Palestina no tempo de Jesus.

1) São Lucas: Não era Apóstolo e nem judeu, fala dos imperadores, governadores e outros personagens da história universal.
2) São Mateus e São Marcos: falam dos partidos políticos.
3) São joão: cita detalhes do templo, tudo comprovado pela história.

  • Um mito não chegaria ao século XXI com mais de um bilhão de adeptos.
  • Apóstolos e Evagelistas, testemunhas oculores, não podiam mentir, sob pena de serem desmascados pelos adversários e perseguidores da época. Eles eram pessoas simples, pescadores alguns, e não teriam capacidade de inventar um Messias, sob o julgo romano. 
  • Teriam capacidade e coragem de enfrentar os romanos e os judeus com uma doutrina tão diferente para a época?

Será que um mito poderia sustentar os cristãos diante de 250 anos de martírios e perseguições? Tertuliano (250 dc) escreveu: "o sangue dos mártires era a semente de novos cristãos". No século III já existia 1500 sedes episcopais (bispos).

AS PROVAS SÃO EVIDENTES, JESUS CRISTO EXISTIU !!!!!!!!!!!!!!!!

Por Luciano de Paula
Adaptado do Livro "Porque sou Católico"



Nenhum comentário:

Postar um comentário